Processamento de baixo custo para polímeros biodegradáveis: ferramental rápido em impressão 3D DLP para injeção de peças em baixa escala
Quinta-feira, 25 de julho de 2024
Última modificação: Quinta-feira, 25 de julho de 2024
Coordenador
Prof. Dr. Artur Caron Mottin (PPGEM)
Descrição
A demanda por polímeros biodegradáveis e de fonte renovável tem crescido nos últimos anos, fruto da preocupação acerca do descarte e reciclagem de polímeros de fonte petrolífera. Inúmeros materiais nesta categoria têm surgido, oriundos de pesquisas em Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras, mas sua utilização muitas vezes restringe ao ambiente laboratorial.
O Poli(ácido lático) (PLA) é um biopolímero com grande potencial de substituição de polímeros como polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno (PP), poliestireno (PS) e poli (tereftalato de etileno) (PET). Statups e micro, pequenas e médias empresas continuamente necessitam produzir pequenos lotes de peças injetadas, mas os valores para obtenção de ferramental (moldes) muitas vezes inviabilizam o uso da tecnologia. Ferramentais tradicionais em metal podem representar 80% dos custos totais do processo de injeção. Buscando suprir esta lacuna, a proposta prevê o estudo e desenvolvimento de cavidades de moldes de baixo custo, em resina, por impressão 3D DLP, para a injeção de biopolímeros termoplásticos, aqui representados pelo poli (ácido lático) (PLA) colorido com urucum, em comparação a um polímero comercial de referência (PEAD / PP / PS ou PET).
Serão selecionadas 1 resina de referência (BASF RG3280) e 3 resinas comerciais. As propriedades físico-química, dimensionais, geométricas, e superficiais das resinas e das peças injetadas serão testadas para verificar possíveis distinções entre os moldes metálicos de os obtidos por impressão 3D.
Consolidados os ensaios de caracterização da resina e das peças injetadas, será desenvolvido um protótipo para estudar e testar os limites dimensionais de um produto injetado utilizando molde impresso em 3D. Ao final da pesquisa pretende-se mapear resinas capazes de gerar cavidade de moldes de injeção para biopolímeros e definir parâmetros mínimos para produção de peças injetadas em baixa escala utilizando a tecnologia desenvolvida.
Início
08/2023
Previsão de término
08/2026
Edital
Edital Nº 001/2023 – DEMANDA UNIVERSAL – FAPEMIG
Financiamento e contrapartidas
R$ 315.575,00
ICT Coordenadora-geral
CEFET-MG
Pesquisadores participantes
Profª. Dra. Caroline Salvan Pagnan (UEMG), Prof. Dr. Anderson Antônio Horta (UEMG), Profª. Dra. Lia Paletta Benatti (UFJF).
Fundação gestora
Fundação CEFETMINAS.