Melhorias no projeto, fabricação e montagem de moldes de tanques rotomoldados
Quarta-feira, 26 de abril de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 25 de julho de 2024
Coordenador
Prof. Dr. Yukio Shigaki (PPGEM)
Descrição
A rotomoldagem é um processo desenvolvido para produção de peças plásticas geralmente ocas, nas quais evita-se a existência de aberturas ou linhas de emenda. Esse processo é utilizado para peças de maiores dimensões com paredes espessas e produção de baixo volume. Uma das áreas e de aplicação do processo de rotomoldagem é a produção de tanques para fertilizantes e de combustíveis de máquinas agrícolas.
Contudo, trata-se de um processo sem grandes evoluções ao longo do tempo, com pouco desenvolvimento técnico e gerencial e com ausência de escalabilidade (quantidade e custos) dentro do cenário nacional, seja pela ausência de empresas produtoras de peças rotomoldadas, seja pelo nível tecnológico na produção de ferramentas para esse setor. Isso permite que estudos prospectivos e de pesquisas possam ser realizados no sentido de se buscar melhorias nesse processo, trazendo para o Brasil um maior nível tecnológico na produção de produtos com esse processo, e minimizando além da dependência de importação de outros países, como a China por exemplo, também a redução de custos logísticos no transporte de peças.
Assim, opções tecnológicas devem ser buscadas para o aumento de desempenho e qualidade e redução de custo e tempo de produção dos moldes, como forma de agregar maior valor à construção de ferramentais no Brasil.
Início
05/2023
Previsão de término
12/2024
Edital
Edital 01/2022 Rota 2030 – Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas
Financiamento e contrapartidas
R$ 2.241.632,65
ICT Coordenadora-geral
CEFET-MG
ICTs Associadas
PUC-MG e Universidade de Caxias do Sul
Fundação gestora
Fundação CEFETMINAS
Empresas participantes
Agrale, Xalingo, AGCO, VOA Indústria, Abinfer, Massochini, Modelação Feuser, Dirk Henning, Icon.